
O uso da cirurgia robótica na urologia
- On 15 de agosto de 2017
A Medicina está em constante evolução, e a tecnologia é aliada dos médicos para gerar cada vez mais resultados positivos. A técnica da cirurgia robótica ou cirurgia assistida por robô, que tem conquistado cada vez mais espaço, é realizada pelo médico através de um console semelhante a um joystick de videogame. A primeira vez que um robô foi utilizado em uma cirurgia foi em 1985, apenas para guiar uma agulha em uma biópsia no cérebro. Desde então, essa técnica tem passado por constante estudo e avanço.
Os Estados Unidos são o país com mais robôs cirúrgicos em atividade, mas a técnica tem crescido cada vez mais no Brasil, com médicos se especializando na área. O método foi desenvolvido para facilitar e melhorar procedimentos mais delicados e, inicialmente, era empregado em casos de cirurgias cardíacas. Todavia, o seu uso estendeu-se para outras áreas, e hoje a grande maioria das cirurgias robóticas são motivadas por causas urológicas. Apenas 20% são realizadas para atender outras especialidades.
As vantagens da cirurgia robótica
Por serem mais complexas, as questões ligadas à segurança nesse tipo de cirurgia são ainda mais rígidas. Há um protocolo de checagem de todos os itens de segurança a cada uma hora, aproximadamente. Além disso, diante de ações imprevistas pelo cirurgião, o robô aciona um comando de segurança que trava a máquina para evitar danos ao paciente. Caso o cirurgião tire o rosto da tela de controle, a máquina também é travada automaticamente.
A cirurgia robótica é considerada uma evolução da cirurgia minimamente invasiva laparoscópica. Nela, a câmera e demais instrumentos de trabalho do cirurgião são inseridos no corpo do paciente através de pequenas incisões realizadas pelo robô, e os movimentos são muito precisos. É possível observar diversas vantagens no procedimento.
Vantagens diante da cirurgia convencional:
- Cortes menores.
- Redução de sangramentos.
- Menor risco de infecção.
- Redução das dores pós-cirúrgicas.
- Recuperação mais rápida do paciente.
- Menor tempo de internação.
Vantagens diante da cirurgia laparoscópica:
- Mais precisão nas cirurgias em locais de difícil acesso.
- Melhor ergonomia para o cirurgião, o que facilita a execução de cirurgias mais longas.
- É um procedimento mais intuitivo, pois o robô imita os movimentos do cirurgião, diferente do procedimento laparoscópico em que os instrumentos se movem de forma inversa à do cirurgião.
- Visão tridimensional para o cirurgião.
O procedimento na urologia
Como dito anteriormente, a maior causa da realização do procedimento cirúrgico com robô envolve a urologia. Cirurgias como a prostatectomia radical, nefrectomia parcial robótica e cistectomia radical podem ser realizadas com esse método, por exemplo.
O procedimento é realizado com um aparelho chamado Da Vinci Si, desenvolvido pela Intuitive Surgical. A utilização do método na urologia ganhou destaque por conta da liberdade de movimentos que o aparelho proporciona, que é muito maior do que numa cirurgia comum. Além disso, o 3D permite uma visão privilegiada, e o resultado são suturas mais precisas e mais próximas do natural.
O aparelho Da Vinci
Este é o primeiro e único sistema robótico comercializado com controle intuitivo e preciso, facilitando a manipulação dos tecidos e proporcionando a realização de operações menos invasivas. Possui resolução efetiva que oferece imagens detalhadas e nítidas dos tecidos e da anatomia. O sistema responde de forma imediata aos movimentos das mãos, pulsos e dedos do cirurgião, garantindo sucesso no procedimento.
Procure seu urologista
Se deseja saber mais sobre os procedimentos disponíveis entre a cirurgia robótica e a urologia, procure um profissional qualificado. O Dr. Paulo Salustiano, urologista no Rio de Janeiro atende no bairro de Ipanema e poderaá orientá-lo.
0 Comments