A cirurgia do futuro
O mundo da medicina tem evoluído muito ao longo dos séculos, e a tecnologia tem sido uma grande aliada nesta jornada. Atualmente, uma técnica tem conquistado os profissionais de todo o mundo e revolucionado a área da urologia: trata-se da cirurgia robótica ou cirurgia assistida por robô, em que o médico realiza a operação por meio de um console semelhante aos joysticks de videogames. Este tipo de procedimento foi desenvolvido a fim de melhorar os procedimentos mais delicados e as denominadas cirurgias abertas, além de, consequentemente, diminuir o impacto em cirurgias pouco invasivas.
Atualmente, os Estados Unidos têm se mantido como o país com mais robôs cirúrgicos em atividade. Aos poucos, o Brasil vem se destacado nesta lista, já que cada vez mais urologistas estão se especializando na técnica e custeando a vinda desta tecnologia.
A grande maioria das cirurgias robóticas são motivadas por causas urológicas, mas cerca de 20% são realizadas para atender outras especialidades médicas. Inicialmente, o aparelho foi desenvolvido para casos de cirurgia cardíaca, como troca valvular. Entretanto, com o passar do tempo, o uso foi estendido a outras áreas, principalmente à urologia.