
Você sabe qual a relação entre as verrugas genitais e o HPV?
- On 26 de abril de 2018
As verrugas genitais são lesões que podem aparecer na genitália de homens e mulheres e que, em quase todos os casos, são causados pelo HPV — sigla em inglês para Papilomavírus Humano. O HPV é conhecido por ser a doença sexualmente transmissível mais comum no mundo e, normalmente, é transmitido pelo contato pele a pele ou pele e mucosas.
Existem mais de 150 subtipos de vírus e, assim como alguns são mais propensos a formar verrugas genitais, outros, os oncogênicos, são mais associados ao câncer. O câncer mais comumente associado é o de colo de útero.
Câncer de colo de útero
No Brasil, estima-se mais de 16 mil novos casos desse câncer em 2018, sendo o terceiro mais frequente no país e, dependendo da região, até o mais frequente.
Praticamente 100% dos casos de câncer de colo de útero são causados pelo vírus. Outros tumores também possuem forte associação, como os tumores de cabeça e pescoço, canal anal, pênis, vulva e vagina.
O HPV atinge mais de 50% da população com idade entre 16 e 25 anos, embora a maioria dos infectados não manifestem a doença (verruga) e sejam apenas portadores assintomáticos.
Como se prevenir
Como medidas preventivas contra o HPV, podemos dizer que quanto maior o número de parceiros sexuais, quanto mais precoce o início da atividade sexual, maior o risco. A camisinha, embora não seja um método 100% eficaz, é, sem dúvida, um importante aliado na redução do risco.
Isso se deve ao fato de o vírus não ser transmitido pelo sêmen, e sim pelo contato direto com a pele ou mucosa infectada. Sendo assim, como o preservativo protege somente o corpo do pênis, outras áreas podem ficar expostas à contaminação.
Vacina contra o HPV
Por fim, como medida preventiva extremamente eficaz, temos a vacina contra o HPV. A vacina existe há mais de uma década no mundo, tendo ganhado popularidade no Brasil a partir de 2014, quando o Ministério da Saúde a introduziu no calendário vacinal para meninas entre 9 e 11 anos e, posteriormente, até os 13 anos.
A primeira campanha foi um grande sucesso, embora nas campanhas subsequentes tenha havido uma baixa adesão. Hoje, pela recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, todos homens e mulheres entre 9 e 26 devem se vacinar, em especial, pessoas imunodeprimidas por câncer ou doenças crônicas e também pacientes que convivem com o vírus HIV.
Procure um médico em caso de verrugas genitais
Na presença de uma verruga genital, é fundamental procurar auxílio médico, seja com urologista ou com um ginecologista, para que seja iniciado o tratamento. O tratamento basicamente é feito através da remoção das lesões, através de cauterização química, elétrica, a frio, com o uso de laser ou mesmo através de cirurgia.
Além disso, é importante que a informação chegue a todos a fim de se evitar problemas futuros e recorrência da doença.
Dr. Paulo Salustiano
0 Comments