Principais cirurgias urológicas
- On 12 de dezembro de 2018
A cirurgia urológica é a especialidade da medicina voltada a tratar problemas de saúde relacionados ao trato urinário em homens e mulheres. Além disso, também é a parte da medicina que cuida do sistema reprodutor masculino, como os testículos, próstata e pênis. Por isso, engloba diversos tipos de procedimentos, como a vasectomia, a cistoscopia, a biópsia e a ressecção endoscópica da próstata e as cirurgias laparoscópicas.
Vasectomia
É o nome dado ao procedimento de esterilização do homem. É um procedimento rápido e de pequena complexidade. Consiste em basicamente romper os canais que conduzem os espermatozóides. Com a aplicação de anestesia local, são feitos pequenos cortes em diferentes canais condutores. Mesmo sendo uma cirurgia urológica simples, o paciente pode perceber um inchaço na região e ter febre.
O procedimento é muito requisitado por homens que já atingiram a idade adulta, constituíram família e não possuem mais o desejo de ter filhos. Atualmente, a medicina conta com uma modalidade de reversão de vasectomia, na qual, quando houver o interesse, é possível reconectar os canais condutores.
Conheça outros tipos de cirurgias urológicas
Litotripsia extracorpórea
Também é um exemplo de cirurgia urológica. É o procedimento recomendado para tratar cálculos renais. A pedra nos rins, como é popularmente conhecida, pode ter diversos motivos causadores, desde uma dieta rica em vitamina D até problemas hereditários. A concentração exagerada de cristais nos rins pode causar fortes dores e, em alguns casos, há o deslocamento destas pedras pelo canal urinário.
Com o uso de ondas direcionadas, é possível fragmentar o cálculo sem a necessidade de cortes. O procedimento não é invasivo e é muito rápido, porém não possui 100% de eficácia.
Cistoscopia
É a maneira clínica de analisar possíveis problemas relacionados à bexiga. Um equipamento é inserido através da abertura da uretra e, quando atinge o órgão principal do sistema urinário, injeta soro fisiológico para expandi-lo. Com isso, o médico consegue visualizar o interior da bexiga e realizar outros procedimentos, caso necessário, como a coleta de alguma parte do tecido para biópsia. O procedimento é simples e pode ser feito tanto em um consultório médico como em centros cirúrgicos.
Biópsia de próstata
Entre as modalidades de cirurgias urológicas que também precisam de biópsia está a de próstata. O procedimento é delicado e recomendado para a remoção de pequenas partes do tecido do órgão, que serão analisadas em laboratório. Este tipo de exame só é realizado quando há indicação médica, muitas vezes relacionada à suspeita de câncer de próstata. Geralmente, é indicado pelo profissional de saúde após o paciente já ter sido submetido a exames como o toque retal.
Ressecção endoscópica da próstata
Quando o homem é diagnosticado com Hiperplasia Prostática Benigna, o procedimento recomendado é a ressecção endoscópica da próstata. A ressecção é uma técnica feita através da visualização da próstata via uretra. É uma das cirurgias urológicas mais recomendadas e eficazes para o tratamento da HPB. Estudos apontam que esse tipo de cirurgia conta com 80 a 90% de sucesso.
Prostatectomia radical
Para o tratamento de cânceres mais radicais na próstata, o indicado é a realização de uma prostatectomia radical. A técnica é indicada para pacientes nos quais há a certeza de que o câncer está localizado, que a doença está confinada na próstata e no interior dos limites da cápsula prostática.
No Brasil, a técnica mais comum consiste na cirurgia em que é feito um corte de até dez centímetros na região abdominal para que o médico tenha acesso à próstata e às vesículas seminais.
Graças aos avanços da tecnologia, a medicina ganhou novos métodos. Um exemplo é a cirurgia laparoscópica, feita através de pequenos furos, colaborando para o tempo de recuperação do paciente. Atualmente, essa técnica também é muito utilizada em cirurgias bariátricas, para o tratamento de hérnias do abdômen e remoção de tumores.
Agende uma consulta com o Dr. Paulo Salustiano, urologista no Rio de Janeiro, na Rua Visconde de Pirajá, número 82 ou através dos telefones: (21) 2247-2232 / 2523-0769 / 98826-2616 e tire todas as suas dúvidas acerca desse tipo de cirurgia.
0 Comments