Saiba mais sobre Ressecção Transuretral de Próstata (RTU), suas indicações e como é o pós operatório
- On 17 de julho de 2015
A Ressecção Transuretral da Próstata, também conhecida pela sigla RTU, consiste num procedimento cirúrgico indicado para casos de HPB, a Hiperplasia Prostática Benigna, que pode atingir homens de todas as idades, embora seja mais frequente em maiores de 40 anos. O diagnóstico é feito com exame de toque retal, para detecção de crescimento da próstata e ocorrência de possíveis nódulos.
A próstata é uma glândula localizada próxima à bexiga, e é atravessada pelo canal uretral. Quando tem seu tamanho aumentado, pode causar obstrução ao fluxo de urina, dificultando a micção. Em casos brandos não há necessidade de qualquer tipo de tratamento, já que as funções do sistema urinário e da próstata não são comprometidas.
Já quando o aumento de tecido adenomatoso prostático causa complicações na excreção e passa a interromper de forma mais acentuada a passagem de fluidos pela uretra, torna-se necessária a avaliação do médico urologista, para determinar o tipo de tratamento apropriado. Em casos extremos, e para pacientes idosos, indica-se a RTU. Estima-se que 90% dos homens acima dos 80 anos de idade apresentam HPB, por isso, são os que devem ter mais atenção aos sinais de crescimento anormal da próstata, que pode causar:
- Sensação de que não esvaziou a bexiga completamente
- Vontade de urinar constante à noite
- Fluxo lento de urina
- Infecções ou pedras na bexiga
Como é feita a cirurgia de Ressecção Transuretral da Próstata?
Para desobstrução da uretra e retirada do excesso de tecido adenomatoso, normalmente o médico urologista utiliza endoscópio, introduzido pelo pênis. O paciente pode ser anestesiado completamente ou via raquidiana – apenas da cintura para baixo. O procedimento pode ser feito com laser, também empregado para remoção de resíduos pós operatórios no interior do trato urinário, o que acelera a recuperação e evita possíveis infecções.
Embora sejam muito pouco frequentes, pode haver complicações após a realização de RTU. A principal delas é a presença de sangue ou coágulos na urina. Outra eventual e rara complicação é a síndrome de ressecção transuretral de próstata, cujos sintomas são, entre outros, a aceleração nos batimentos cardíacos, agitação, náuseas e vômitos.
O tempo de internação após a cirurgia varia entre 2 e 3 dias, podendo até ser de apenas 24 horas, caso seja utilizado laser. Não há necessidade de uso de sonda após a alta.
Caso esteja percebendo dificuldade em urinar, ou algum dos sintomas relatados, procure nossa clínica de urologia em Ipanema. Podemos ajudá-lo prescrevendo o tratamento indicado ou a realização de ressecção transuretral da próstata. Estamos abertos de segunda à sexta, das 9:00 às 19:00. Teremos o maior prazer em atendê-lo.
Dr. Paulo Salustiano
UROLOGISTA
CRM 5279.904-1
0 Comments