Saiba tudo sobre o câncer de pênis
- On 30 de dezembro de 2015
O câncer de pênis é um tumor raro que atinge, com maior incidência, homens com idade acima dos 50 anos. Entretanto, isso não significa que homens mais novos não possam desenvolver a doença. Esse tipo de câncer está relacionado à má higiene íntima, portanto, camadas da sociedade que são mais carentes e menos instruídas tendem a ter mais vítimas desse tumor. Mas não se engane, homens fora desse perfil também podem desenvolver a doença, alerta nosso urologista em Ipanema, Zona Sul do Rio.
Homens que não se submetem à circuncisão (remoção do prepúcio, pele que reveste a glande – a “cabeça” do pênis), são os mais atingidos, pois o estreitamento do prepúcio é um fator de predisposição para o câncer de pênis. Outro fator associado a este tipo de câncer é o HPV (papilomavírus humano).
Fique atento aos sinais do câncer de pênis
Diferentemente do câncer de próstata, que quase nunca dá sinais de sua existência, o câncer de pênis tem suas próprias características.
Os sintomas normalmente aparecem como alterações na pele da região. Fique atento a:
• Área da pele mudando de cor ou se tornando mais espessa;
• Nódulos no órgão genital;
• Verrugas avermelhadas e aveludadas;
• Feridas que não saram e sangram frequentemente;
• Secreções malcheirosas;
• Lesões de cor marrom-azulada;
Esses sintomas são indícios de que há algo errado. Ao perceber quaisquer desses sintomas, é importante dirigir-se imediatamente a um médico urologista, para diagnóstico da doença. Geralmente as feridas ou nódulos provenientes do câncer de pênis não são dolorosas, mas quanto mais rápido se investiga o problema, mais chances de cura o paciente tem.
Tratamento de câncer de pênis
Após o diagnóstico da lesão, se comprovada a existência do câncer, é hora de iniciar o tratamento. O médico urologista, nesses casos, possui duas opções: se pequena a lesão, ela pode ser removida; se maior, pode ser necessária a amputação parcial ou total do órgão. Nesses casos também é utilizada a radioterapia, para complementar o tratamento. A quimioterapia, comprovadamente, não possui eficácia em casos de câncer peniano avançado.
Portanto, o diagnóstico precoce é o mais importante. Lesões em seu início podem ser tratadas com facilidade, fazendo do autoexame a principal estratégia de combate à doença.
Agora você já sabe! Observou alguma irregularidade no órgão genital masculino, procure um urologista imediatamente!
0 Comments