Tumor Renal: quais as causas e sintomas?
- On 14 de outubro de 2019
O Tumor Renal, também conhecido como Câncer de Rim, segundo referências bibliográficas médicas, é uma doença que representa 3% das doenças malignas que atinge adultos em todo o mundo, sendo o segundo tipo de câncer mais frequente no sistema urinário, perdendo apenas para o câncer de bexiga. O Tumor Renal é o tipo mais comum do carcinoma de células renais, que representa em torno de 90% dos tipos de câncer.
Geralmente, este tipo de carcinoma se desenvolve como um tumor único dentro do rim, porém há casos em que surgem dois ou até mais tumores dentro de um ou de ambos os órgãos ao mesmo tempo. Conheças as principais causas e fatores que contribuem para o surgimento do Tumor Renal, saiba como identificar os sintomas e quais são os principais tratamentos da doença.
Quais são as causas do Tumor Renal?
O que sabe sobre as causas do surgimento de Tumor Renal é que começa quando algumas células renais sofrem mutações em seu DNA, passando a crescer desordenadamente, se multiplicando de forma muito rápida. Com o tempo, essas células anormais ficam acumuladas e formam uma massa tumoral que, caso não seja identificada a tempo e tratada, pode se expandir, indo além do rim.
Entre a comunidade científica transita uma linha de investigação que vem sendo muito aceita sobre a associação do câncer de rim com a síndrome plurimetabólica, onde o organismo sofre como um todo os efeitos crônicos do paciente que sempre levou uma vida sedentária, tem obesidade, estresse emocional, sono de baixa qualidade, alimentação com baixo nível de antioxidantes e alto consumo de carne animal.
Pacientes que apresentam este quadro, mantém níveis cronicamente elevados de cortisol, que por sua vez é um potente inibidor do sistema de imunidade do corpo e que acaba por favorecer a multiplicação descontrolada de células cancerígenas.
Podemos falar de um outro fator que também influencia o desenvolvimento de Tumor Renal ou Câncer de Rim: a ativação de mecanismos para a formação de novos vasos sanguíneos feita pelo próprio tumor. Normalmente este mecanismo é acionado pelo corpo em situações onde o corpo entende que há a necessidade de cicatrização, mas por sua vez, o câncer pode assumir o controle deste mecanismo promovendo a infiltração de tecidos ao redor e possivelmente emitir metástases para outros órgãos.
Quais são os sintomas do Tumor Renal?
Raramente o paciente que tem Tumor Renal em estágio inicial apresenta sintomas, porém nos estágios mais avançados de Câncer Renal podem ser observados, por exemplo:
- Presença de sangue na urina, dando a ela uma coloração anormal e avermelhada
- Dor nas costas persistente, concentrada principalmente logo abaixo das costelas
- Dor abdominal
- Varicocele
- Perda de peso
- Dor no flanco
- Fadiga
- Febre intermitente.
O Tumor Renal tem tratamento?
A resposta é sim! A cirurgia é o único tratamento que cura o câncer de rim. Ou seja, apenas fazendo a retirada em bloco do rim com seus revestimentos, glândula adrenal e linfonodos regionais é possível eliminá-lo.
Vale ressaltar que com a evolução dos diagnósticos, é possível encontrar o Tumor Renal ou até mesmo as massas renais cada vez mais cedo, o que possibilita que o tratamento seja feito com uma certa rapidez, obtendo respostas mais rápidas e maior chance de sucesso.
Vale ressaltar que existem outros métodos de tratamento para o câncer de rim, sendo eles: a Crioterapia, a Radiofrequência e os métodos considerados minimamente invasivos que utilizam apenas agulhas e são indicados em casos ou situações especiais.
Para obter um melhor diagnóstico e principalmente identificar se há ou não um Tumor Renal, o mais indicado é que se consulte um médico Urologista. Apenas ele poderá lhe orientar sobre quais exames realizar para investigar a existência de Tumor Renal e qual tratamento é o mais adequado para cada caso.
0 Comments