Tumor renal: entenda a doença
- On 11 de outubro de 2016
O tumor renal representa aproximadamente 3% das doenças mais graves que acometem os adultos em todo o mundo. O tipo mais comum do câncer de rim, como a doença é conhecida, é o carcinoma de células renais, que corresponde a cerca de 90% dos casos e oferece grande risco de tomar outros órgãos.
A doença pode se manifestar como um único tumor em um dos rins; como dois tumores simultâneos, um em cada rim; ou mesmo como vários tumores juntos, em um ou nos dois rins.
Causas do tumor renal
Ainda não existem causas definidas pela medicina para o câncer de rim, entretanto, sabe-se que este tumor se inicia a partir de algumas mutações no DNA das células renais, que crescem e se multiplicam de forma rápida e desenfreada. Com o passar do tempo, essas células se acumulam e formam a massa tumoral, que deve ser tratada precocemente a fim de impedir sua expansão para outras partes do corpo.
Mesmo que não haja causas exatas, existem alguns fatores de risco que tornam alguns pacientes mais propensos ao câncer renal:
- idade avançada;
- hipertensão;
- obesidade;
- insuficiência renal;
- histórico de doenças renais na família;
- tabagismo.
Sintomas do câncer de rim
Nos estágios iniciais, infelizmente, os sintomas são mínimos ou inexistentes. Já nos casos mais avançados, é comum que o paciente apresente sangue na urina, dor persistente nas costas, principalmente abaixo das costelas, dor no abdômen e no flanco, perda de peso, cansaço e febre intermitentes.
Como é feito o diagnóstico?
Na maioria dos casos os tumores são encontrados como achados incidentais em exames de imagem como: ultrassonografia, tomografia e ressonância nuclear magnética.
Vale ressaltar que o diagnóstico rápido garante altíssimas chances de cura, já que o médico identifica o câncer nos estágios iniciais e impede que ele se espalhe.
Como tratar o tumor renal?
O único tratamento definitivo para o câncer de rim é a nefrectomia, que pode ser parcial, ou radical, que remove o órgão por inteiro.
Procure seu urologista
Como o tumor renal é uma doença silenciosa, é imprescindível que haja uma rotina de consultas preventivas. Procure seu urologista e mantenha seus exames em dia. O Dr. Paulo Salustiano, urologista no Rio de Janeiro, atende no bairro carioca de Ipanema. Endereço: Rua Visconde de Pirajá, número 82. Telefones: (21) 2247-2232 – 2523-0769 – 98826-2616.
0 Comments