Prostatectomia radical: a solução para o câncer de próstata
- On 30 de maio de 2016
O câncer de próstata é uma realidade na vida de muitos homens acima dos 50 anos e, recebendo o diagnóstico precoce e acompanhamento médico, as chances de cura e recuperação são muito altas. Entretanto, nos casos mais difíceis, como quando a doença está confinada dentro dos limites da cápsula prostática, a prostatectomia radical é o tratamento mais adequado.
O que é a prostatectomia radical?
A prostatectomia radical é um procedimento cirúrgico com o intuito de reverter o tumor localizado ou localmente avançado através da remoção total da próstata, incluindo sua cápsula e vesículas seminais. Essa cirurgia é tão eficaz que cerca de 70% dos pacientes que a fizeram não são acometidas pela reincidência do câncer.
Vale ressaltar que a prostatectomia não deve ser indicada para prevenir o aparecimento do tumor (câncer profilático).
Como a prostatectomia é feita?
Também conhecida como cirurgia radical da próstata, a prostatectomia pode ser realizada de modos diferentes, a depender do perfil do paciente. Por exemplo, nos indivíduos que apresentam um quadro de obesidade, o ideal seria a cirurgia robótica ou até mesmo o acesso perineal. Enquanto que em homens mais magros, o especialista pode optar pela cirurgia aberta. Entenda, a seguir, as vantagens de cada modalidade.
Laparoscópica e robótica
Por exigirem apenas pequenos cortes pelos quais os trocateres (instrumento utilizado para adentrar as cavidades do corpo sem cortar os músculos), as modalidades de laparoscopia e robótica da prostatectomia radical são vantajosas por causar menos sangramento intraoperatório. Este é um dos principais motivos de serem indicadas aos pacientes acima do peso.
Os dois métodos também são usados para desobstruir a uretra prostática, geralmente causada pelo desenvolvimento benigno (hiperplasia benigna da próstata) que comprime a uretra e causa complicações no jato miccional, tornando fraco e lento.
Cirurgia aberta
Essa modalidade de prostatectomia é, de longe, a que mais exige destreza e alto nível de perfeição, pois a segurança é fundamental durante todo o procedimento. O tamanho dos cortes dependerá da experiência do profissional.
Perineal
Como o próprio nome já sugere, a prostatectomia perineal é feita com o acesso através do períneo. É indicada especialmente para os pacientes obesos, já que uma cirurgia abdominal não teria o mesmo sucesso devido à profundidade exacerbada do acesso.
Para quem a prostatectomia radical está indicada?
Como dito anteriormente, a prostatectomia radical é indicada para os tumores localizados na próstata ou localmente avançados, que representam cerca de 15 a 20% dos casos. Porém, é necessário que o diagnóstico seja minimamente precoce para que a doença consiga ser removida antes que se espalhe para outros órgãos (metástase).
Contraindicações
Não existem grandes contraindicações, exceto aquelas que estão relacionadas à extensão do tumor, tanto local quanto à distância, além das clinicas e do estadiamento do tumor. Reforçamos que os pacientes em estágio já avançado do câncer de próstata não são bons candidatos à realização da prostatectomia, incluindo aqueles que desenvolveram metástases ósseas e linfonodais do abdômen.
Recuperação
A recuperação do paciente dependerá de algumas variáveis como a idade da doença, bem como da técnica empregada e do tipo de cirurgia realizada, mas, habitualmente, o indivíduo fica internado entre dois ou três dias, podendo retirar a sonda vesical em duas semanas. Também é possível que haja algumas complicações como disfunção erétil e incontinência urinária, mas é muito raro.
É importante ressaltar que a idade do paciente também influencia na recuperação da ereção. Ou seja, indivíduos com uma ereção boa continuam depois do procedimento e vice-versa.
Procure um urologista confiável
A prostatectomia radical é uma cirurgia delicada e deve ser acompanhada, antes, durante e depois, por um profissional qualificado. O Dr. Paulo Salustiano, urologista no Rio de Janeiro, é especializado em saúde do homem e oferece acompanhamento para essa cirurgia, além de realizá-la. Marque sua consulta e conheça seu consultório no bairro de Ipanema!
0 Comments