A prevenção do suicídio é o tema central da campanha Setembro Amarelo
- On 24 de setembro de 2015
Anualmente, em todo o mundo, aproximadamente 800 mil pessoas acabam com a própria vida, segundo dados da OMS, Organização Mundial de Saúde. No Brasil, as mortes por suicídio representam um total de 12 mil óbitos por ano. De acordo com a OMS, 9 entre dez casos de suicídio poderiam ser evitados se recebessem acompanhamento profissional médico, psiquiátrico ou psicológico, já que sua causa geralmente é o avanço num quadro de depressão.
A prevenção do suicídio é o tema central da campanha Setembro Amarelo, e tem como objetivo chamar a atenção de todos para o assunto. A depressão é uma doença silenciosa, e ainda vista de forma equivocada pela sociedade em geral, que a associa a algo menor e passageiro.
Para a urologia, o comportamento desencadeado pela depressão tem relação com a falta de cuidado do homem com sua própria saúde. Em 2009, a SBU, Sociedade Brasileira de Urologia, realizou pesquisa e constatou que 80% dos homens que procuram um especialista chegam aos consultórios e clínicas incentivados por suas parceiras. Na época, a proporção de mulheres que iam ao ginecologista em relação aos homens que iam ao urologista era 8 vezes maior!
Por que consultar o urologista regularmente?
Embora muitos homens imaginem que a urologia se ocupa apenas do aparelho reprodutor masculino, a abrangência da especialidade vai além, e envolve tudo que diz respeito ao trato urinário, incluindo bexiga, uretra e rins, ou árvore urinária, como é conhecido esse conjunto de órgãos. Por exemplo, o diagnóstico e tratamento de pedras nos rins também pode ser realizado pelo médico urologista, assim como problemas na bexiga, tais como câncer ou formação de cristais.
Entretanto, principalmente em homens acima de 40 anos, a patologia que mais deve receber atenção é o câncer de próstata, cuja detecção se faz primeiramente com exame de toque retal, junto ao exame de PSA, que mede a quantidade na corrente sanguínea de antígeno prostático específico, um indicador da presença de tumor localizado na próstata.
Se você é mulher, incentive seu companheiro a visitar o urologista regularmente. Nossa clínica de urologia em Ipanema está de braços abertos para recebê-los para uma conversa. Afinal, homens que cuidam da própria saúde fazem suas companheiras mais felizes.
Dr. Paulo Salustiano
UROLOGISTA
CRM 5279.904-1
0 Comments