![](https://paulosalustiano.com.br/wp-content/uploads/2023/01/R-19-825x340.jpg)
Pedras nos rins: causas e sintomas
- On 26 de janeiro de 2023
Pedras nos rins: causas e sintomas
Cálculos renais ou pedras nos rins são formações endurecidas nos rins ou nas vias urinárias, resultantes do acúmulo de cristais existentes na urina. Sua presença pode passar despercebida, sem sintomas, mas pode também provocar dor muito forte que começa nas costas e se irradia para o abdômen em direção à região inguinal. É uma dor que se manifesta em cólicas, isto é, com um pico de dor intensa seguido de certo alívio. Mais adiante falaremos mais explicitamente sobre os sintomas das pedras nos rins.
O risco de ter pedra nos rins é maior em pessoas que fazem uma alimentação muito rica em sódio, proteínas, potássio, fósforo e cálcio, mas também pode ser resultado de alterações no funcionamento do rim ou baixo consumo de líquidos.
Entre as causas de pedra nos rins, é importante destacar:
Volume insuficiente de urina, ou urina supersaturada de sais;
Grande quantidade de cálcio, fosfatos, oxalatos, cistina, ou falta de citrato;
Distúrbios metabólicos do ácido úrico ou da glândula paratireoide;
Alterações anatômicas;
Obstrução das vias urinárias.
O sintoma típico de pedra nos rins pela urina é a cólica renal, uma dor lombar aguda, unilateral, de forte intensidade, que se irradia para a frente do abdômen. Em alguns poucos casos, os pacientes são assintomáticos ou sentem pouca dor durante a passagem do cálculo pelos ureteres.
No entanto, existem outros sintomas que podem estar associados ao cálculo renal, como:
Dor no fundo das costas que pode limitar os movimentos;
Dor nas costas que pode irradiar para a virilha;
Urina turva e com sangue, em alguns casos;
Vontade frequente para urinar;
Dor ao urinar;
Febre.
Além disso, nos casos em que há obstrução do canal pelo qual passa a urina, a pessoa pode deixar de urinar, aumentando a dor e o desconforto.
Os sintomas de pedra no rim são mais comuns quando a pedra é muito grande ou quando se desloca pelo sistema urinário, variando de intensidade de acordo com a localização da pedra.
Na presença de sinais e sintomas indicativos de pedra nos rins, é importante consultar um nefrologista para que sejam feitos exames e iniciado o melhor tratamento.
Sobre o Dr Paulo Salustiano
Em seu consultório em Ipanema, atua no atendimento de pacientes privados onde realiza consultas em Urologia Geral e quando necessário realiza cirurgia em hospitais da cidade, como a Casa de Saúde São José, Pró-Cardíaco, Samaritano e Copa Dor. Clique aqui e saiba mais!
0 Comments