Panorama nacional e internacional no tratamento do câncer de próstata
- On 29 de maio de 2015
Anualmente, no Brasil, cerca de 220 mil homens são atingidos pelo câncer de próstata, sendo que 28.500 morrem em decorrência da doença. A diferença entre incidência e mortalidade, se dá pelo fato da doença atingir um grande número de indivíduos sem lhes causar mal.
Em nosso país, as cidades do Sul, Centro-Oeste e Sudeste são as que mais registram casos de câncer de próstata. Investimentos públicos chegam a mais de R$ 600 milhões, apenas em ações da Política Nacional de Saúde do Homem. O objetivo é que 2,5 milhões de homens, entre 20 e 59 anos procurem serviços de saúde, ao menos uma vez por ano.
O câncer de próstata no mundo
No mundo, o câncer de próstata é um dos mais comuns entre todos os tipos de cânceres. Na Europa são mais de 350 mil homens que desenvolvem esse tipo de tumor, o que torna esse o câncer mais comum entre os homens no continente.
Nos Estados Unidos, mais de 200 mil pessoas são diagnóstica com esse mal a cada ano, sendo a segunda doença tumoral mais frequente, depois do câncer de pele. Na maioria dos casos, esse é um tipo de tumor dependente de hormônio.
E se os números são elevados, a prevenção se torna a cada dia mais necessária, pois com o aumento da expectativa de vida das pessoas, a tendência é que o número de casos também seja maior, visto que a o câncer de próstata, são mais comuns e constantes em pessoas idosas.
Cenário terapêutico do câncer de próstata
O tratamento do câncer de próstata tem avançado muito nos últimos anos. E muitos conceitos têm sido revisados e atualizados com conhecimentos mais aprofundados da biologia molecular da doença, mais precisamente, no que se refere ao receptor de andrógeno, que é um biomarcador seminal nesta patologia.
Recentes estudos trouxeram grandes avanços no complexo contexto que se tornou o sequenciamento de terapias em pacientes com doenças malignas metastática.
Isso é importante porque até recente, praticamente os únicos tratamentos destinados a pacientes com doenças avançadas são a supressão hormonal cirúrgica ou a química ligada ou não ao uso de antiandrogênios periféricos.
Há outros métodos de tratamentos em testes, sendo desenvolvidos e verificados, que com certeza vão trazer maiores avanços para o tratamento do câncer de próstata, bem como de outros tipos de tumores.
Mas o que se tem de mais relevantes são ações de prevenção e alertas por parte das autoridades públicas ou instituição que trabalham na luta contra o câncer. Sabendo que a melhor forma de combate ao câncer de próstata, é a prevenção.
Tratamento de câncer de próstata em Ipanema
O tratamento do câncer de próstata, assim como sua prevenção é de fundamental importância para o combate à doença. E o consultório de tratamento do câncer de próstata em Ipanema, possui toda uma estrutura para realização de exames e tratamentos do câncer de próstata.
O consultório de urologia do Dr. Paulo Salustiano, realiza todos os procedimentos de urologia em geral, focado na prevenção e tratamento do câncer de próstata.
0 Comments