Fatores que podem prejudicar a fertilidade masculina
- On 3 de maio de 2017
Entre oito casais que tentam engravidar, um deles passa por dificuldades relacionadas à fertilidade. E em um a cada três desses casos, a fertilidade comprometida é a do homem. Apesar de o assunto parecer complicado, evitar certos hábitos podem lhe auxiliar quando falamos em fertilidade masculina.
Estresse
Altos níveis de estresse podem prejudicar a produção de hormônios ou resultar na produção de proteínas inflamatórias que afetarão diretamente a reprodução, logo, é importante manter o autocontrole e executar tarefas relaxantes a fim de não se sobrecarregar tanto.
Horas de sono
Estudos apontam que homens que dormem seis horas ou menos têm 31% menos chances de engravidar suas parceiras em comparação a homens com sete ou oito horas de sono por noite. Apesar disso, o excesso de sono também pode ser prejudicial, pois os indivíduos que dormem mais que nove horas também apresentam níveis inferiores de fertilidade. Isso porque a produção de testosterona, hormônio responsável pela produção de esperma, diminui.
Uso de lubrificante
Especialistas afirmam que lubrificantes íntimos, como o KY, atrapalham a fecundação, já que sua consistência pegajosa prejudica a capacidade dos espermatozoides nadarem até o óvulo. Além disso, alguns lubrificantes que contêm um conservante chamado ácido clorídrico podem matar os espermatozoides.
Consumo excessivo de álcool
O álcool é uma toxina e, além da embriaguez e da ressaca, pode gerar outros reflexos no seu corpo. Estudos comprovam que beber muitas doses por semana causa uma diminuição na qualidade do esperma: beber mais de 40 doses semanais reduz o esperma em 33%; já a qualidade dele costuma ser reduzida em até 51%, diferente dos homens que bebem de uma a cinco doses por semana.
Guardar o celular no bolso
Pode parecer besteira ou até brincadeira, mas a forma de guardar seu smartphone realmente pode ser prejudicar a fertilidade masculina. A radiação emitida pelo celular pode causar danos ao DNA do esperma e o calor que sai do aparelho prejudica a produção de espermatozoides por elevar a temperatura do escroto.
Procure um especialista
Se você gostaria de avaliar melhor sua fertilidade, procure um urologista e cuide da sua saúde. O Dr. Paulo Salustiano, urologista no Rio de Janeiro, atende no bairro de Ipanema. Agende já sua consulta através dos telefones (21) 2247-2232 ou 2523-0769 ou 98826-2616.
0 Comments