
Como e quando fazer a prevenção do Câncer de Próstata?
- On 29 de maio de 2015
O Câncer de próstata é o câncer mais comum em homens, excluindo-se o câncer de pele não-melanoma, e é a segunda causa de morte por câncer em homens.
O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estimou que no ano de 2012 ocorreram 60.180 casos novos de Câncer de Próstata (CaP) no Brasil, o que corresponde a uma incidência de 62 casos novos a cada 100 mil homens; com maior frequência na Região Sudeste onde é estimada em 78 casos por cada 100 mil homens.
Exames regulares são fundamentais
Ainda é um tema bastante controverso na literatura mundial como deve ser feito o rastreamento de câncer de próstata na população. Primeiramente, precisamos entender que não há nenhum método capaz de prevenir o câncer de próstata. Sendo assim, todas as medidas utilizadas nos dias atuais pelos urologistas como o toque retal e a medida do PSA (antígeno prostático específico) no sangue visam a detecção precoce e não a prevenção.
Outro ponto importante é que ainda não conseguimos saber exatamente qual o câncer que será mais agressivo ou não. O escore de grau de Gleason e o estadiamento tumoral (TNM) tem o intuito de elucidar melhor essas questões.
Faça o exame de toque retal regularmente
Desta forma, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) recomenda o exame anual para todos os homens acima de 50 anos ou para os homens acima de 45 anos com história familiar de câncer de próstata ou afro-descendentes. .
O exame consiste basicamente no toque retal, onde o urologista poderá notar diferenças no tamanho, consistência ou presença de nódulos na próstata e através do PSA no sangue, que poderá variar de acordo com o tempo, tamanho da próstata ou por conta do aumento benigno da próstata. .
Consulte seu urologista, quanto antes detectado, maiores são as chances de cura para o câncer de próstata. Nosso consultório de urologia em Ipanema está preparada para atendê-lo com estrutura completa.
0 Comments