Câncer de Próstata: como prevenir e tratar
- On 29 de maio de 2015
O câncer de próstata é uma enfermidade que surge na próstata, que por sua vez, é em glândula localizada abaixo da bexiga, envolvendo toda a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis.
Seus sintomas são característicos pelas dores lombares, problemas de ereção, dor na bacia e nos joelhos. Mas o sangramento pela uretra, em alguns casos são suspeitos. Porém, é bom ressaltar que a maioria dos cânceres de próstata, não apresentam sintomas antes de atingirem um tamanho considerável.
Como prevenir o câncer de próstata
O mais recomendado para a prevenção do câncer de próstata é o toque retal, bem como a dosagem de PSA em todos os homens com idade a partir dos 50 anos. Mas esses exames são recomendados para os homens aos 45 anos, quando se têm histórico familiar (pai ou irmão) com câncer de próstata, antes dos 60.
No entanto, é fundamental lembrar que somente o médico urologista é que pode orientar quanto aos riscos e benefícios que esses exames trazem, ao serem realizados.
Além da prevenção por meio de exames, manter uma alimentação saudável também ajuda na prevenção do câncer de próstata. É importante se consumir diariamente pelo menos cinco porções de frutas, verduras e legumes, em proporções recomendadas, de:
- Tomate
- Brócolis
- Couve-flor
- Melancia
Manter uma alimentação saudável ajuda no combate ao câncer de próstata, tanto quanto não fumar, fazer exercícios físicos periodicamente e visitar com frequência o urologista também contribuem para a prevenção.
Como tratar o câncer de próstata
Um vez diagnosticado o câncer de próstata o médico vai elaborar um planejamento adequado para o tratamento, que vai levar em consideração alguns fatores, como a conduta expectante, cirurgia radioterapia, criocirurgia, hormonioterapia, quimioterapia, vacinas e a terapia alvo.
Esses tratamentos geralmente são administrados separadamente, apenas em alguns casos podem ser combinados, tudo vai depender da situação de cada paciente, que leva em consideração os seguintes critérios:
- A idade e a expectativa de vida do paciente
- Outras condições de saúde
- O estágio da doença
- A importância do tratamento em relação ao paciente
- A probabilidade de cura de acordo com o tratamento
- O expectativa do paciente em relação aos efeitos do tratamento
Devido ao complexo tratamento que é determinado para cada paciente, a equipe médica pode ser formado por especialistas de várias áreas, como urologista, oncologista, cirurgião e radioterapeuta.
Outros profissionais podem se envolver no tratamento, dependendo do caso, como enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais, psicólogos entre outros membros da área de saúde.
Clínica para o tratamento de câncer de próstata em Ipanema
E para a prevenção e o tratamento de câncer de próstata em Ipanema no Rio de Janeiro, o consultório do Dr. Paulo Salustiano, atua no atendimento a pacientes, realizando consultas em urologia geral.
0 Comments