Azoospermia obstrutiva: conheça os tipos e os principais tratamentos
- On 19 de agosto de 2015
A azoospermia caracteriza-se pela falta de espermatozoides no sêmen, o que necessariamente torna o homem infértil. Ela pode ser congênita, quando é causada por má formação ainda na gestação, que pode ter como consequências falhas no desenvolvimento de canais deferentes e vesículas seminais, responsáveis pelo transporte dos espermatozoides produzidos nos testículos.
As más formações podem, ainda, ser causadas por aplasia, que é quando cessa alguma fase da espermatogênese, o processo fisiológico que dá origem ao espermatozoide ou criptorquidia, que é quando os testículos deixam de passar da cavidade abdominal para a bolsa escrotal. Em relação à classificação, a azoospermia pode configurar-se como excretora ou secretora:
- Azoospermia excretora – é causada por obstruções nas vias em que os fluidos testiculares são drenados.
- Azoospermia secretora – há interrupção na produção de esperma pelos testículos
A azoospermia também pode ser obstrutiva, que é quando a produção de espermatozoides é normal, mas por algum motivo eles não chegam a compor o líquido seminal, uma vez que as vias seminais estão obstruídas. É o que ocorre quando o homem foi submetido à vasectomia, que consiste no corte da comunicação dos testículos com o pênis pelos ductos deferentes.
A cirurgia de recuperação dos canais deferentes – ou de reversão da vasectomia – é conhecida como vasovasostomia, e é um procedimento cujos resultados não são garantidos, por isso médicos urologistas indicam a vasectomia como método irreversível de esterilização. Pacientes que foram operados há mais de 8 anos têm as chances de reversão da vasectomia diminuídas, já que nesse estágio é mais difícil a intervenção cirúrgica, exigindo que o médico seja experiente e bastante treinado.
Uma das formas de detecção da azoospermia é por meio de exame que mede a presença da substância FSH, que normalmente aumenta quando confirmada a ausência de espermatozoides.
Tratamento para azoospermia em clínica de urologia em Ipanema
As causas para a azoospermia são variadas, por isso é de fundamental importância o acompanhamento de um médico urologista. Nossa clínica de urologia em Ipanema terá prazer em recebê-lo para uma conversa!
Dr. Paulo Salustiano
UROLOGISTA
CRM 5279.904-1
0 Comments