
Disfunção erétil e doenças cardiovasculares podem estar relacionadas
- On 6 de janeiro de 2017
A disfunção erétil é corretamente conhecida como a incapacidade do homem de obter ou de manter uma ereção durante o tempo necessário para a consumação do ato sexual. Diversos estudos apontam que as doenças cardiovasculares podem estar relacionadas ao problema. Veremos os motivos pelos quais muitos especialistas acreditam nessa teoria.
Disfunção erétil x problemas cardiovasculares
Muitas pesquisas chegaram à conclusão de que os problemas de impotência têm alguma ligação com doenças cardiovasculares, mas uma das mais famosas foi apresentada no Congressos Mundial de Cardiologia, na China. Nele, profissionais da Universidade Malaya, em Kuala Lumpur, comprovaram que, em média, a cada dez homens que sofreram algum ataque cardíaco, sete apresentaram impotência sexual pelo menos seis meses antes de se internarem.
O estudo avaliou 111 homens com vida sexual ativa, demonstrando que pouco mais de 75% deles sofreram com a disfunção erétil no período mínimo de seis meses antes de serem hospitalizados por algum problema cardiovascular. Além disso, todos os indivíduos que tinham histórico de doenças cardíacas isquêmicas sofriam com dificuldade de ereção.
Os pesquisadores afirmam que os fatores de risco que rondam a disfunção erétil são semelhantes aos que cercam a doença arterial coronariana, e que estão todos intimamente relacionados. Um dos exemplos disso é a aterosclerose, que é considerada uma das causas principais das duas condições, acarretando em inflamações generalizadas e que tendem a progredir de forma ágil pelo sistema circulatório. Os estudiosos também creem que a doença sexual geralmente precede a doença cardíaca, pois as artérias penianas são muito menores que as coronarianas.
O que podemos intuir é que aquele paciente que apresenta disfunção erétil deve ficar atento ao alto risco que corre de desenvolver alguma síndrome coronariana grave no futuro. O experimento também dá conta de que a maioria dos pacientes com histórico de infarto e impotência sexual sofre ataques cardíacos de forma recorrente.
Disfunção erétil é um problema sério
A maioria dos pacientes se preocupa muito com a disfunção erétil, mas muitos ainda negligenciam sua saúde sexual, já que apenas 30% dos indivíduos que possuem alguma queixa relacionada à dificuldade de ereção procuram ajuda profissional. O preconceito ainda é um problema mais sério do que a impotência.
Além da relação com o sistema cardiovascular, as causas do distúrbio podem partir de aspectos fisiológicos e psicossomáticos, como insegurança, ansiedade e depressão. Atualmente existem diversas opções de tratamento, mas é preciso analisar o causador do problema para que a terapia correta seja indicada. O que mais pesa nesse momento, para o paciente, é o suporte psicológico e apoio das pessoas que ama e confia.
Procure seu urologista
Buscar ajuda médica quando os problemas com ereção aparecerem pode ajudar a prevenir doenças mais graves no futuro. Procure seu urologista e cuide da sua saúde. O Dr. Paulo Salustiano, urologista no Rio de Janeiro, atende no bairro carioca de Ipanema. Endereço: Rua Visconde de Pirajá, número 82. Telefones: (21) 2247-2232 / 2523-0769 / 98826-2616.
0 Comments