
O que é ressecção transuretral de bexiga?
- On 23 de março de 2016
A resseção transuretral, também conhecida como RTU, é um método cirúrgico utilizado em pacientes com casos de câncer de bexiga em estágio I (fase inicial), onde o tumor é ainda superficial e não atingiu as paredes ou o músculo da bexiga. Este tipo de cirurgia serve tanto para tratar como para fazer um diagnóstico e a partir dessa análise formular outra estratégia.
Primeiramente, é aplicada a anestesia, que pode ser geral ou local, e depois se introduz o ressectoscópio pela uretra, logo, não é necessário nenhum tipo de incisão. O procedimento consiste em “raspar” ou remover o tumor dentro da bexiga para depois ser analisado. Já que não é uma técnica muito agressiva, o paciente não precisa ficar internado por um período prolongado e, dependendo do tamanho do tumor, pode ser até três dias.
Exame anatomopatológico
Este estudo do tecido removido na ressecção transuretral é feito de forma macro e microscópica para determinar diversos aspectos: o estádio certo da doença, se o tumor é benigno ou maligno, a origem do problema e tratamentos alternativos. Se o exame confirmar que o tumor era só superficial, não será necessário outro tipo de tratamento no futuro.
Após a cirurgia de ressecção transuretral
No período pós-operatório, é comum haver sangramento ao urinar e sensação de dor na região. Porém, esses efeitos vão desaparecendo com o tempo. Sempre siga as orientações do seu médico para evitar transtornos. O Dr. Paulo Salustiano, urologista em Ipanema, é especialista em uro-oncologia e tem experiência nestes casos. Marque uma consulta e deixe o Dr. Paulo te ajudar!
0 Comments