Como o câncer de rim é diagnosticado

Os rins são os grandes responsáveis por filtrar e eliminar substâncias de nosso organismo. Quando o paciente desenvolve um tumor nessa região, as suas funções podem ficar comprometidas e trazer uma série de problemas que podem levar à morte. Como ainda existem muitas dúvidas referente ao assunto, especialmente em relação aos sintomas, falaremos hoje sobre o câncer de rim. Continue acompanhando o nosso artigo e mantenha-se informado.

Apesar de representar apenas 3% no conjunto de doenças malignas que acomete a população, o câncer de rim é o segundo mais frequente do sistema urinário, e apresenta o maior índice de mortalidade no Brasil, chegando a aproximadamente 54%, segundo a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer.

É preciso ter um cuidado redobrado com os rins quando o paciente desenvolve ou está propício a desenvolver outros tipos de câncer como, por exemplo, o de mama, pele e bexiga, que podem gerar metástases nos rins e, futuramente, ocasionar um câncer de rim.

Como identificar o câncer de rim

Apesar de ser uma doença silenciosa, o câncer de rim pode apresentar alguns sintomas quando está em estágios mais avançados. São eles:

  • presença de sangue na urina;
  • dor persistente na região do Abdômen ou na região das costas;
  • perda de peso;
  • febre intermitente;
  • fadiga recorrente;

Certamente, se você visita o seu urologista regularmente, ele poderá te ajudar a evitar parte desses sintomas e tratar a doença antes que chegue a estágios avançados.

O que pode causar o câncer de rim

Ainda não foi possível constatar o que exatamente pode causar o câncer de rim, mas algumas predisposições já comprovadas por cientistas podem aumentar as chances de desenvolver a doença. Exemplo disso fica por conta da idade avançada do paciente, o uso de tabagismo, peso acima do ideal, hipertensão, insuficiência renal, doença de Von Hippel-Lindau e o mais propício: o histórico familiar.

Antes de se consultar com o seu uro-oncologista, faça uma listagem de todos os sintomas que têm acometido a você e há quanto tempo eles apareceram, separe todo o seu histórico médico e na hora da consulta, responda todas as perguntas. Isso poderá ajudar muito na identificação do problema.

Feito isso, será necessário passar por uma série de exames como: sangue, urina, imagem, ultrassom, tomografia e biópsia. Lembrando que quanto mais cedo o diagnóstico do câncer de rim, maiores as chances de cura. Não sinta vergonha, consulte um uro-oncologista de confiança!