
Cálculos urinários e tratamentos por cirurgia robótica ou laparoscópica
- On 5 de janeiro de 2017
Cada vez mais a urologia tem condições de oferecer aos pacientes os melhores e menos invasivos tratamentos. Isso se deve aos constantes avanços tecnológicos pelos quais a medicina tem passado. Uma das privilegiadas por todo esse avanço foi a cirurgia dos cálculos urinários, mais conhecidos como pedras nos rins, que hoje tem à disposição duas modalidades que se parecem e se distanciam em alguns aspectos: a laparoscopia e a cirurgia robótica.
Sobre os cálculos urinários
O paciente que sofre de cálculos urinários produz em excesso alguma das substâncias que formam os pequenos cristais, que têm a habilidade de se alojar em qualquer área do trato urinário.
Se pequenas, essas pedrinhas devem ser expelidas pela urina, com o uso de medicamentos sob orientação médica. Porém, quando são grandes, a cirurgia é a única opção viável para tratar o problema com precisão.
A cirurgia laparoscópica como tratamento para a pedra nos rins
Nas últimas décadas, a laparoscopia – ou cirurgia por vídeo – ganhou bastante espaço como sendo mais uma opção no tratamento dos cálculos urinários.
Ela é realizada com anestesia geral, porém pelo fato se serem realizadas apenas pequenas incisões na pele, essa modalidade oferece excelentes resultados no pós-operatório, e traz alguns benefícios estéticos.
Cirurgia robótica e o avanço ao extremo
Ao contrário do que muitos especulam, a cirurgia robótica não veio para substituir o cirurgião por trás do tratamento, mas sim introduzir no procedimento a figura do braço robótico, que reproduz com fiel precisão os movimentos das mãos do especialista. Outra vantagem grandiosa é permitir que o médico tenha uma visão tridimensional do seu paciente, diminuindo os riscos de qualquer equívoco.
Os pacientes também só têm a ganhar com o procedimento robótico: o tempo de hospitalização é muito curto – ainda menor do que com o método laparoscópico -, a dor é drasticamente reduzida durante o período pós-operatório e a perda de sangue é mínima.
Procure seu urologista
Os cálculos urinários são relativamente simples de serem tratados quando ainda estão menores. Por isso, é muito importante que os pacientes consultem o seu urologista regularmente e fiquem atentos aos sinais que o corpo dá diariamente. O Dr. Paulo Salustiano, urologista no Rio de Janeiro, atende no bairro carioca de Ipanema. Endereço: Rua Visconde de Pirajá, número 82. Telefones: (21) 2247-2232 / 2523-0769 / 98826-2616.
0 Comments