Principais motivos para o homem consultar o urologista

Uma especialidade médica muito importante para os pacientes, principalmente do sexo masculino, é a urologia. Os profissionais dessa área são responsáveis por diagnosticar e tratar o sistema urinário e o sistema reprodutor do homem.

Mas quando consultar um urologista?

Assim como qualquer médico, o paciente deve consultar-se com esse profissional regularmente, ou seja, no mínimo uma vez ao ano. Caso o interessado apresente algum sintoma incomum, é indicado agendar um atendimento o mais breve possível.

Quais as vantagens de passar por esse médico?

Visitar esse especialista é extremamente vantajoso ao paciente. Entre os principais benefícios, pode-se citar os mais importantes. São eles:

Check-up preventivo: uma das maiores vantagens em consultar-se com um urologista é fazer um check-up geral e analisar se a saúde está em perfeito estado ou se merece atenção.

Durante o check-up, todo o sistema urinário e reprodutor são investigados. É a partir dessa análise que o especialista consegue prevenir qualquer doença que venha acometer o paciente e acabe prejudicando o seu bem-estar.

Diagnóstico de doença: outro benefício é que, a partir da consulta com o especialista, é possível diagnosticar se o paciente está sofrendo com alguma enfermidade e se precisa ser tratado. Lembrando que descobrir uma doença no início é imprescindível para evitar que o problema avance e acabe levando o paciente a um quadro médico extremamente grave e prejudicial.

Mas quais doenças podem ser diagnosticadas pelo urologista?

O urologista tem expertise para realizar o diagnóstico de diferentes doenças. As principais são:

Câncer de próstata: esse tipo de câncer tende a acometer pacientes mais velhos. Se diagnosticado precocemente, pode ser tratado e revertido. Quando ele é identificado em um estágio mais avançado, traz riscos à vida do homem.

Câncer de testículo: outro tipo de tumor que pode ser diagnosticado pelo urologista é o câncer que afeta os testículos. Esse problema pode causar uma série de sintomas inconvenientes, como nódulo na área e sensação de peso na região do escroto.

DST’s: as doenças sexualmente transmissíveis também são enfermidades que podem ser identificadas pelo médico urologista. Entre as principais DST’s masculinas, estão a gonorreia, herpes genital, HPV, sífilis e muitas outras.

Disfunção sexual erétil: outro problema que afeta os homens e que pode ser diagnosticado e revertido pelo médico especializado em urologia é a disfunção erétil. A impotência sexual traz uma série de transtornos, mas, se tratada da forma correta e por um especialista, esse contratempo pode parar de incomodar o paciente.

Fertilidade masculina: por último, o urologista ainda é responsável por investigar as doenças relacionadas à infertilidade dos homens, indicando a origem do seu problema e qual a melhor maneira de reverter a situação.

Vale lembrar que, para um diagnóstico preciso, é importante realizar uma série de exames complementares. Esses testes são solicitados pelo próprio médico durante a consulta do paciente.

Onde encontrar um urologista experiente?

Um dos médicos que atua nessa especialidade é o Dr. Paulo Salustiano, urologista no Rio de Janeiro, que conta com um consultório muito bem equipado em Ipanema, bairro localizado na zona sul do Rio de Janeiro.

O especialista realiza atendimentos personalizados e privados para os pacientes interessados e que buscam analisar preventivamente ou tratar seu sistema urinário e reprodutor.

Quando há a necessidade de realizar cirurgias, o Dr. Paulo Salustiano faz os procedimentos em hospitais da cidade, como o Samaritano, Copa Dor, Pró-Cardíaco e Casa de Saúde São José. Todas as intervenções cirúrgicas são feitas depois de uma série de exames, para prevenir que o paciente sofra alguma reação adversa durante ou após o procedimento médico.