Antidepressivos podem impedir a metástase no câncer de próstata
- On 5 de abril de 2017
A proliferação do tumor da próstata para outras partes do corpo é responsável por aproximadamente 90% dos óbitos relacionados à doença. Sendo assim, não é surpresa que pesquisadores tentem ao máximo impedir a metástase em casos de câncer de próstata, pois isso garantiria uma queda significativa dos índices de mortalidade em virtude deste tipo de tumor.
Recentemente, cientistas descobriram que uma substância química diretamente ligada à depressão pode facilitar a propagação do tumor para outros órgãos e para os ossos. Essa proteína, que anula os chamados “hormônios felizes”, é bloqueada com o uso da droga Clorgyline, um medicamento semelhante aos antidepressivos tradicionais.
De acordo com os dados do Instituto Nacional do Câncer, nove em cada dez casos fatais tiveram sua gravidade aumentada porque o tumor se espalhou para os ossos. A descoberta, feita em camundongos e publicada na revista Cancer Cell, pode ser o início de um novo tratamento de nível avançado.
A pesquisa
Quando a relação entre a proteína que causa a depressão (MAOA) e a metástase do câncer de próstata para os ossos foi encontrada, percebemos que medicamentos com propriedades antidepressivas, como o Clorgyline, reduzem a expressão enzimática nas células cancerígenas, impedindo que elas se reproduzam. Ou seja, pacientes com tumor na próstata, em estágios mais tardios e que já apresentam sinais de metástase podem ser altamente beneficiados com o tratamento à base de antidepressivos.
Contudo, mesmo que muitos antidepressivos já disponíveis no mercado tenham sido criados justamente para exterminar a proteína MAOA, os pesquisadores estão distante de confirmar se esses medicamentos poderiam realmente evitar a metástase óssea. Portanto, enquanto o tratamento não é confirmado, consulte seu urologista para garantir que a melhor forma de tratamento seja a escolhida.
O Dr. Paulo Salustiano, urologista no Rio de Janeiro, atende no bairro carioca de Ipanema. Endereço: Rua Visconde de Pirajá, número 82. Telefones: (21) 2247-2232 / 2523-0769 / 98826-2616.
0 Comments