Rua Visconde de Pirajá 82, Sl 1010 Ipanema - Rio de Janeiro
Seja bem-vindo à landing page de cirurgia robótica do Dr. Paulo Salustiano. Aqui, você irá conhecer um pouco mais sobre este procedimento cirúrgico onde o médico opera através de um console tipo joystick.
MENU
CIRURGIA ROBÓTICA
A cirurgia do futuro
O mundo da medicina tem evoluído muito ao longo dos séculos, e a tecnologia tem sido uma grande aliada nesta jornada. Atualmente, uma técnica tem conquistado os profissionais de todo o mundo e revolucionado a área da urologia: trata-se da cirurgia robótica ou cirurgia assistida por robô, em que o médico realiza a operação por meio de um console semelhante aos joysticks de videogames. Este tipo de procedimento foi desenvolvido a fim de melhorar os procedimentos mais delicados e as denominadas cirurgias abertas, além de, consequentemente, diminuir o impacto em cirurgias pouco invasivas.
Atualmente, os Estados Unidos têm se mantido como o país com mais robôs cirúrgicos em atividade. Aos poucos, o Brasil vem se destacado nesta lista, já que cada vez mais urologistas estão se especializando na técnica e custeando a vinda desta tecnologia.
A grande maioria das cirurgias robóticas são motivadas por causas urológicas, mas cerca de 20% são realizadas para atender outras especialidades médicas. Inicialmente, o aparelho foi desenvolvido para casos de cirurgia cardíaca, como troca valvular. Entretanto, com o passar do tempo, o uso foi estendido a outras áreas, principalmente à urologia.
Da Vinci Si: a principal plataforma de cirurgia robótica
O equipamento robótico usado para a realização deste procedimento chama-se Da Vinci Si, desenvolvido pela Intuitive Surgical e já se encontra em fase avançada, possibilitando a realização de operações à distância, enquanto o cirurgião manuseia a plataforma in loco.
Hastes de aço são introduzidas no local a ser operado e mantidas por quatro braços robóticos. Uma delas carrega uma câmera e as outras são munidas de aparelhos cirúrgicos, que dissecam e suturam os tecidos. Enquanto isso, o médico os controla, sem entrar em contato direto com eles, através dos consoles, que enviam um sinal eletrônico para os instrumentos e move-os em sincronia com o movimento das mãos do cirurgião. As imagens são emitidas em 3D e enviadas pela câmera para o cirurgião, que tem acesso a elas pelo visor da plataforma.
Através do Da Vinci, uma cirurgia como a Prostatectomia Radical (um dos principais meios de tratar o câncer de próstata) é feita de forma mais ágil e eficaz, além de requerer apenas seis incisões de, no máximo, um centímetro.
Veja uma demonstração do equipamento:
Todos os direitos reservados - www.paulosalustiano.com.br
Desenvolvido por Fizzy Marketing Digital