Importância do Tratamento Multidisciplinar na Saúde Sexual

Cuidar da saúde sexual masculina exige de nós, médicos urologistas, grande capacidade multidisciplinar. Por isso, precisamos atuar em sinergia com clínica médica, dermatologia, psicologia e fisioterapia, no sentido de elaborar terapias e tratamentos individualizados, respondendo às necessidades de cada paciente.

 

Tratar da saúde sexual, conforme preconiza a OMS, Organização Mundial de Saúde, requer total atenção por parte dos urologistas aos aspectos físicos, mentais, emocionais e sociais. Focando na prevenção, indenpendentemente de qualquer estilo de vida e orientações, certamente você terá experiências sexuais seguras, saudáveis e prazerosas.

 

Ter saúde, segundo a própria OMS, consiste em estar na plenitude da forma, em todos os segmentos, não significando apenas a ausência de doenças. Isso quer dizer que devemos observar os pilares que formam esse conjunto que se chama saúde, pois quando um deles perde estabilidade, começam processos destrutivos de adoecimento e as disfunções sexuais masculinas.

 

A disfunção erétil e a ejaculação precoce são as patologias sexuais mais comuns, cujas causas variam entre orgânicas e psicogências.

 

As doenças de causas orgânicas têm origem em desordens físico biológicas, em que uma parte do aparelho reprodutor e excretor masculino deixa de cumprir satasifatoriamente pelo menos uma de suas atribuições. Já as causas psicogênicas, como o próprio termo sugere, originam-se da psique, e suas complexas e intrincadas motivações. Também há patologias em que causas orgânicas e psicogências se mesclam, o que aumenta a necessidade da abordagem multidisciplinar.