Cirurgia Robótica: como ela se aplica à Urologia

Cirurgia Robótica: como ela se aplica à Urologia

Cerca de 60% de todos os procedimentos realizados com auxílio do robô são urológicos. A cirurgia robótica vem ganhando espaço é uma técnica minimamente invasiva onde, através de pequenas incisões, braços robóticos controlados pelo cirurgião permitem a realização de procedimentos com maior precisão e amplitude de movimentos, em tremores e com maior campo de visão.

A urologia aplicou estes benefícios principalmente na cirurgia para tratamento de câncer de próstata, onde a preservação de estruturas fundamentais têm grande impacto no pós-operatório. Além dessa, permite que cirurgias dos rins e da bexiga, dentre outras, sejam realizadas com grande precisão e refinamento técnico.

O procedimento vem sendo realizado por mais de uma década com resultados positivos, sendo documentados em várias publicações.

Benefícios da cirurgia robótica

> Recuperação rápida com menos dor e retorno mais rápido às atividades do dia a dia;
> Menor tempo de hospitalização;
> Menor sangramento e menor necessidade de transfusão sanguínea;
> Retorno rápido da continência urinária e da função erétil;
> Tempo reduzido do uso de sonda uretral;
> Melhores resultados em cirurgias específicas.

Além disso, as cicatrizes são muito menores do que as das cirurgias tradicionais, sendo quase imperceptíveis. Os riscos de disfunção erétil e incontinência urinária no pós-operatório também tendem a ser menores.

Cuide da sua saúde e da sua qualidade de vida. Acompanhe regularmente seu médico e, em caso de dúvidas, solicite mais informações sobre o uso da cirurgia robótica na Urologia.

Sobre o Dr Paulo Salustiano

Em seu consultório em Ipanema, atua no atendimento de pacientes privados onde realiza consultas em Urologia Geral e quando necessário realiza cirurgia em hospitais da cidade, como a Casa de Saúde São José, Pró-Cardíaco, Samaritano e Copa Dor. Clique aqui e saiba mais!