Causas e consequências das pedras nos rins
- On 30 de dezembro de 2015
Falar do que pode causar pedra nos rins exige cuidado. Ainda que se saiba que determinados alimentos podem causar pedra nos rins, não podemos afirmar que isso aconteça em pessoas não suscetíveis à doença. Sabe-se que pessoas com histórico familiar da doença têm mais chance de desenvolvê-las, mas as principais causas não são genéticas.
Desordens metabólicas, infecções urinárias e desordem nos rins também podem causar cálculos renais, assim como a intervenção de medicamentos como diuréticos e antiácidos baseados em cálcio. Isso porque eles aumentam a quantidade de cálcio na urina, o que pode favorecer a formação de pedras. Cálculos renais também podem se formar em pessoas com inflamação crônica do intestino.
O que são as pedras nos rins?
Mas você deve se perguntar “o que realmente são as pedras nos rins? Como elas se formam?”. As pedras nos rins, ou cálculos renais, são massas duras que se desenvolvem a partir de cristais que se separam da urina. A composição mais comum de cálculo renal é de cálcio combinado com oxalato ou fosfato.
Nossa urina contém substâncias químicas que inibem a formação desses cristais, entretanto, em alguns casos esses inibidores param de funcionar. Muitas pessoas têm pedras nos rins, porém o tamanho é tão insignificante, que elas são expelidas pela urina sem nem mesmo ser notada.
Nos casos de massas maiores, são necessários tratamentos médicos para sanar a dor, que chega a ser comparada à “dor do parto” e por isso é tão temida por todos. Como urologista em Ipanema, recomendo que em casos de dores extremas, seja logo procurado um médico!
Tratamento de pedras nos rins
O Tratamento do cálculo renal ou pedras nos rins pode ser feito de várias maneiras. Nem sempre é necessário que seja feita uma intervenção cirúrgica. A cirurgia precisa ser realizada caso:
• A pedra não seja eliminada em um período razoável de tempo e cause dor constante;
• Bloqueie o fluxo de urina;
• Provoque infecção no trato urinário;
• Seja muito grande para ser eliminada;
• Provoque sangramento constante ou danifique o tecido dos rins.
Aqui em nosso blog você pode conferir todas as informações sobre prevenção e tratamento do cálculo renal. Confira também outras notícias em nosso site!
0 Comments