Em que casos a Ressecção Transuretral da Bexiga é indicada?

Indicada para diagnosticar ou tratar do câncer na bexiga, a RTU, Ressecção Transuretral da Bexiga, é um procedimento cirúrgico endoscópico, em que o paciente tem material tumorigênico removido. Por isso o exame serve para ambas finalidades, pois ao ter parte do tumor retirado, ele será examinado em laboratório e comparada com tecido normal, para apurar o quão agressivo é.

Estatísticas da SBU, Sociedade Brasileira de Urologia, apontam que tumores na bexiga são os menos agressivos em aproximadamente 80% dos casos. Uma vez diagnosticado o câncer, novos exames comparativos devem ser realizados, para avaliar se outras áreas da bexiga foram atingidas ou se comprometeu o tecido muscular.

O sintoma mais comum desse tipo de câncer, o 4º mais comum entre homens e o 9º entre mulheres, segundo a SBU, é a presença de sangue na urina, conhecido como hematúria. Entretanto, apenas a hematúria por si só não caracteriza imediatamente a ocorrência de tumor. Outros exames devem ser realizados para o diagnóstico mais preciso.

Existem outros sintomas associados ao câncer de bexiga, como disúria – dor ao urinar – e frequentes micções.

Por que são necessários mais de um exame?

Os sintomas relacionados aos tumores na bexiga podem indicar doenças renais ou no trato urinário em geral, faz-se necessária a realização de outros exames, para aferir com maior precisão, inclusive, o grau de agressividade do tumor. A RTU, portanto, é um dos exames que devem ser realizados como forma de tratar ou mesmo extirpar o câncer na bexiga.

Após o diagnóstico e aferido o nível do tumor, a equipe médica interdisciplinar avaliará o tratamento mais indicado, que pode se limitar apenas à Ressecção Transuretral da Bexiga, ou, após o procedimento, a realização de imunoterapia intravesical ou Quimioterapia, para minimizar a recidiva de câncer. Em casos extremos, quando o câncer é avaliado como de alta agressividade, pode ser feita a cistectomia, que é a remoção total da bexiga. A reposição do aparelho urinário é feita ou com cirurgia construtiva, em que tecidos intestinais são remodelados para servir como bexiga, por bolsas coletoras, ou por drenagem que fará com que a urina seja eliminada via intestinal.

Procure seu médico urologista

Como todo câncer, o de bexiga precisa ser diagnosticado o mais precocemente possível, para aumentar as chances de recuperação e de preservar a qualidade de vida. Em nossa clínica de urologia em Ipanema, estamos equipados e preparados para prescrever, apoiados nos mais modernos métodos, o tratamento urológico adequado.

Dr. Paulo Salustiano
UROLOGISTA
CRM 5279.904-1