Paulo Salustiano Urologista

contato@paulosalustiano.com.br

(21) 2247-2232 - (21) 2523-0769 - (21) 98826-2616

Cirurgia Robótica

A cirurgia do futuro

O mundo da medicina tem evoluído muito ao longo dos séculos, e a tecnologia tem sido uma grande aliada nesta jornada. Atualmente, uma técnica tem conquistado os profissionais de todo o mundo e revolucionado a área da urologia: trata-se da cirurgia robótica ou cirurgia assistida por robô, em que o médico realiza a operação por meio de um console semelhante aos joysticks de videogames. Este tipo de procedimento foi desenvolvido a fim de melhorar os procedimentos mais delicados e as denominadas cirurgias abertas, além de, consequentemente, diminuir o impacto em cirurgias pouco invasivas.

Atualmente, os Estados Unidos têm se mantido como o país com mais robôs cirúrgicos em atividade. Aos poucos, o Brasil vem se destacado nesta lista, já que cada vez mais urologistas estão se especializando na técnica e custeando a vinda desta tecnologia.

A grande maioria das cirurgias robóticas são motivadas por causas urológicas, mas cerca de 20% são realizadas para atender outras especialidades médicas. Inicialmente, o aparelho foi desenvolvido para casos de cirurgia cardíaca, como troca valvular. Entretanto, com o passar do tempo, o uso foi estendido a outras áreas, principalmente à urologia.

Da Vinci Si: a principal plataforma de cirurgia robótica

O equipamento robótico usado para a realização da cirurgia robótica chama-se Da Vinci Si, desenvolvido pela Intuitive Surgical e já se encontra em fase avançada, possibilitando a realização de operações à distância, enquanto o cirurgião manuseia a plataforma in loco.

Hastes de aço são introduzidas no local a ser operado e mantidas por quatro braços robóticos. Uma delas carrega uma câmera e as outras são munidas de aparelhos cirúrgicos, que dissecam e suturam os tecidos. Enquanto isso, o médico os controla, sem entrar em contato direto com eles, através dos consoles, que enviam um sinal eletrônico para os instrumentos e move-os em sincronia com o movimento das mãos do cirurgião. As imagens são emitidas em 3D e enviadas pela câmera para o cirurgião, que tem acesso a elas pelo visor da plataforma.

Através do Da Vinci, uma cirurgia como a Prostatectomia Radical (um dos principais meios de tratar o câncer de próstata) é feita de forma mais ágil e eficaz, além de requerer apenas seis incisões de, no máximo, um centímetro.

Veja uma demonstração do equipamento

Procedimentos

  • Prostatectomia Radical
  • Nefrectomia Parcial Robótica
  • Pieloplastia Robótica
  • Cistectomia Radical Robótica

 

Vantagens

Os benefícios da cirurgia robótica são incontestáveis, tanto para o cirurgião quanto para o especialista, já que os órgãos doentes ficam expostos de forma mais clara, bem como todas as estruturas adjacentes, vasos sanguíneos e nervos. A consequência são manobras mais delicadas e precisas que preservam estruturas vitais durante a cirurgia. A seguir, outras vantagens da cirurgia robótica:

  • Menos sangramento: diminuição e/ou extinção do risco de hemorragias;
  • Tempo de internação reduzido;
  • Recuperação e cicatrização mais ágeis;
  • Menos dor;
  • Redução de complicações no pós-operatório, incluindo infecções;
  • Resultados mais satisfatórios.

Ficou interessado?

Entre em Contato